Lei de iniciativa de Elias aboliu voto secreto na Câmara

Uma lei de iniciativa do vereador Elias Vaz aboliu o voto secreto na Câmara Municipal de Goiânia. “Propus essa lei, pois a população exige cada vez mais transparência dos agentes públicos. Não é razoável que o eleitor não saiba as posições de quem ele elegeu.  Na Câmara de Goiânia isso acabou, não existe mais voto secreto” explicou Elias.
Foi por meio de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria do vereador Elias Vaz, que a Câmara Municipal de Goiânia se tornou uma das primeiras Casas Legislativas do país a derrubar o voto secreto em todas as votações. Elias Vaz contribuiu para um importante passo na luta pela  transparência pública no trabalho dos parlamentares.
Goiânia deu um exemplo para o país, pois no Congresso Nacional o voto ainda é secreto e tem permitido escandalosas absolvições. Por exemplo, os casos dos peemedebistas Renan Calheiros e Jacqueline Roriz que  foram absolvidos em votação secreta mesmo respondendo a graves  e comprovadas acusações. Ao criar essa lei, Elias Vaz antecipou-se ao movimento nacional iniciado pelo PSOL para eliminar esse instrumento que tem garantido a absolvição de parlamentares envolvidos em escândalos, como no  caso do mensalão.