Elias Vaz propõe que verba para construção de submarino seja destinada à Educação

O deputado federal Elias Vaz (PSB- GO) protocolou nesta manhã proposta de emenda ao Projeto de Lei de Crédito Suplementar Especial (PLN 018/2019), em tramitação na Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara, solicitando que seja cancelada a construção de um submarino de propulsão nuclear, prevista pelo governo, e que a verba seja destinada a universidades e institutos federais de Goiás. O valor total é de R$16.593.254,00. “O governo precisa trabalhar com prioridades. As instituições correm o risco de não chegar ao fim do semestre, já vinham sofrendo com a falta de recursos. Não é possível tirar dinheiro que estava garantido para a Educação e destinar a um submarino. Chega a ser ridículo”, afirma Elias Vaz.

O projeto do governo federal começou a tramitar na semana passada e prevê corte de cerca de R$1 bilhão de recursos da Educação no país. Em Goiás, o principal atingido seria o Instituto Federal Goiano, com a perda de R$4,2 milhões. Também seriam afetados o Instituto Federal de Goiás, a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Federal de Catalão, a Universidade Federal de Jataí e a Universidade Estadual de Goiás. “Estamos apenas cobrando que seja devolvido a essas instituições o que é de direito”, ressalta o deputado.

Rodovia

Outra emenda, parceria de Elias Vaz e o senador Jorge Kajuru, prevê a devolução de R$87,8 milhões para a adequação da BR 020, no trecho entre a divisa do Distrito Federal e Goiás e da divisa de Goiás com a Bahia. “O recurso já estava garantido. Queremos também que seja retirado da construção do submarino. Não podemos permitir o risco aos motoristas, a perda de vidas em uma rodovia, enquanto o governo investe em submarino”, completa Elias.