Elias Vaz defende recursos para Goiás

O deputado federal Elias Vaz (PSB) apresentou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as prioridades e metas para o governo federal no próximo ano e está em tramitação na Câmara. O conteúdo das emendas abrange áreas como educação, desenvolvimento urbano, habitação, transporte escolar e fomento ao setor agropecuário. “Boa parte foi aprovada e fico feliz por saber que o nosso trabalho pode garantir mais recursos para Goiás. O nosso mandato atua na fiscalização do poder público, denuncia a corrupção, mas também busca formas de melhorar o repasse de verbas ao nosso Estado”, ressalta o deputado.

O relator da LDO, deputado Cacá Leão (PP-BA), acatou duas de três emendas individuais de Elias na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, que reúne deputados e senadores. Uma das emendas propõe o incremento temporário ao custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo gastos com médicos e conta de energia, por exemplo.

A outra prevê a reestruturação e modernização de instituições federais de educação profissional e tecnológica, beneficiando IF Goiano e Instituto Federal de Goiás (IFG). “A ideia é garantir verba para aumento no número de vagas ofertadas, modernização da estrutura física e instalação e melhoria de laboratórios, entre outras medidas importantes para o funcionamento dos IFs”, afirma Elias Vaz.

Não foi acatada a emenda que previa a destinação de mais recursos para a conclusão da obra do BRT em Goiânia, explica o deputado. “É uma obra importante para a nossa capital e que pode melhorar o trânsito, na medida em que serão adotados terminais de ônibus interligados. Mas, infelizmente, por uma decisão do relator, não foi aprovada”.

Além disso, a bancada goiana na Câmara e no Senado se uniu para apresentar outras três emendas para o Estado, estabelecem medidas de apoio a projetos de infraestrutura turística, fomento ao setor agropecuário e aquisição de veículos para o transporte escolar de alunos da educação básica. Todas foram acatadas pelo relator. “Pretendemos atender principalmente estudantes da zona rural, reduzindo a evasão escolar ao facilitar o acesso das crianças e adolescentes às escolas”, salienta Elias Vaz.

Mais uma emenda de Elias Vaz aceita pelo relator incentiva a implantação, expansão e modernização de empreendimentos no turismo brasileiro.  De 34 sugestões de emendas ao Anexo de Metas e Prioridades da LDO de 2020 apresentadas à Comissão de Finanças e Tributação, só a de Elias e mais uma foram aprovadas.  “Investir no turismo significa beneficiar o povo brasileiro porque é um setor que tem potencial para gerar empregos, aumentar o consumo e valorizar o patrimônio histórico, cultural e natural do nosso país”, diz o deputado. A previsão é de que todas essas emendas sejam apreciadas pela Comissão Mista ainda nesta semana. Depois disso, a LDO segue para votação em plenário.