Elias pede convocação da Comissão Representativa por conta de fortes chuvas no país

O deputado federal Elias Vaz (PSB/GO) protocolou um requerimento solicitando ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, a convocação e instalação da Comissão Representativa do Congresso Nacional para debater e buscar soluções aos estados que estão sofrendo com as fortes chuvas no país. O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) também assina o documento.

“Estamos acompanhando pela mídia as tragédias provocadas pelas chuvas. Não podemos esperar o fim do recesso parlamentar para agir. Vidas foram perdidas, famílias perderam tudo e ainda estamos no meio de uma pandemia. Precisamos dar uma resposta rápida à sociedade”, explica Elias Vaz.

Na Bahia, mais de 72 municípios decretaram situação de emergência pelas enchentes. Ao todo, mais de 16 mil estão desabrigados, mais de 19 mil desalojados e quase 300 feridos. Em Goiás e Minas Gerais, diversos municípios ainda estão sendo atingidos pelas águas, resultando em mortes, famílias desabrigadas e estradas danificadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertam para o risco de novas inundações e deslizamentos de terras no país.

“Bolsonaro virou as costas para essas tragédias. Em Goiás, no mesmo dia em que foi liberado de sua última internação, foi a Buriti Alegre (GO) para um jogo de futebol organizado por cantor sertanejo e nem tocou no assunto das várias cidades do estado prejudicadas pelas inundações. A inoperância do governo federal diante desses fatos é gritante”, finaliza Vaz.

COMISSÃO REPRESENTATIVA

A Comissão Representativa é uma comissão temporária prevista pela Constituição e instalada nos períodos de recesso parlamentar. Exerce atribuições de caráter urgente, que não possam aguardar o início do período legislativo seguinte sem prejuízo para o País ou suas Instituições.

São sete senadores, 16 deputados e 16 suplentes. Elias Vaz e Camilo Capiberibe são membros dessa Comissão representando o PSB, Capiberibe como efetivo e Elias como suplente.